Carta de Defesa ao ENARTCi



A inserção das ações do ENARTCi em Ipatinga, ao receber obras de dança, discussões, cursos e residências artísticas, contribuíram para o estabelecimento da cidade como um polo receptor e propagador do pensamento de dança. Ao mesmo tempo, posicionou a cidade de Ipatinga como um ator central e estratégico na construção e na manutenção da arte dança no estado de Minas Gerais e no Brasil. 

A atual situação político-econômica em Ipatinga tem colocado em risco a continuidade das propostas culturais em vários segmentos. A dança não é uma exceção e o ENARTCi, uma das principais ações de dança de Ipatinga, não tem garantido recursos para sua execução em 2012. Esta possibilidade se configura como um retrocesso, e coloca em questão a sobrevivência de um dos pilares da dança na região do Vale do Aço. 

A Associação dos Profissionais de Dança de Uberlândia (APDU) reconhece a importância histórica e estratégica que o ENARTCi adquiriu nos últimos anos, e, portanto manifesta-se a favor da realização do ENARTCi em 2012. Dessa forma, a APDU convida a comunidade da dança, artistas e entidades a se mobilizarem no sentido de garantir a realização da edição 2012, e para reivindicar ao poder público políticas que garantam a continuidade de iniciativas como esta, responsáveis pela manutenção da atual condição da arte da dança no país.

Associação dos Profissionais de Dança de Uberlândia