"Tão precioso quanto difícil"


O Hibridus trabalha desde 2002 com um pensamento de dança, corpo e ambiente que contribui com o desenvolvimento da nossa cidade por meio de ações como: encontros, aulas, intervenções em espaços alternativos, entre outros e, desde 2003, realiza o ENARTCi – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga.

Neste encontro procuramos deixar alguns modelos tradicionais de fóruns, festivais ou mostras de dança para tentar ações que abrangessem e suprissem necessidades da nossa cidade. Sempre buscando os ajustes necessários e os melhores arranjos, que se aprimoram a cada tentativa, em suas experimentações de sucesso e fracasso.

Neste ano, estamos chegando bem perto de um formato que nos interessa, onde nele, a atenção se volta para valorizar processos de criação, encontros para estudos, atividades em espaços alternativos e ao ar livre.

O espetáculo de dança no teatro, como ação principal, já não ocorrerá mais nessa próxima edição do ENARTCi. Embora reconheçamos sua importância, o novo formato que estamos apostando dará grifo a outras ações.

O tema-tarefa desse 10º ENARTCi será o “cuidado de si”, inspirado no pensamento do filósofo francês Michel Foucault em seu texto “As técnicas de si”, 1982. A intenção é de situarmos o momento crítico da política cultural da nossa cidade a luz desse pensamento que compreende que, em momentos de crise, cuidar de si mesmo é ato de legítima sobrevivência, para que então, a salvos, possamos cuidar do outro.

Pensamos então em um formato de fala que acontecerá junto ao ato de comer, onde nos alimentamos primeiro para então alimentar o outro e onde estaremos sempre famintos por consumir ideias.

O ENARTCi assume seu papel de criar pontes, de atravessar territórios e de construir relações. Nessa sua programação de 10 anos, sua curadoria não se deterá a um caráter celebratório, mas pautará algumas questões que atravessaram nossa história nesses anos, tais como: o sintoma contemporâneo do artista-projetista que Dudude Herrmann propõe em seus 40 anos de carreira, o solo de Clarice Lima que dispara a criação de roteiros e performances simultâneas, a necessidade de se construir enquanto artista-herói para viver de arte como nos conta Neto Machado em uma conversa: “Como imitar heróis?”. Além de ter um variado cardápio de conversas com Vanilton Lakka e Fernanda Bevilaqua/Uberlândia, Thereza Rocha/Fortaleza, Jaqueline Vasconcellos/Salvador, Jacqueline de Castro/BH, Marina Sarmiento/Buenos Aires, Claudio Lettro/Ipatinga, Marcos Nauer/RJ, Nirvana Marinho/SP, além de um encontro de políticas públicas realizado em parceria do Conselho Municipal de Cultura de Ipatinga, com Elias Ferreira/Ipatinga e uma “Conversa sobre autonomia e suas implicações na economia política da cultura”, com Thiago Alixandre/ Votorantim.

Como desdobramento de todas essas ações, em março de 2013, o Hibridus estreará  seu novo trabalho composto por 4 solos de seus integrantes, que contam com as colaborações de Dudude Herrmann, Marcos Nauer, Marco Paulo Rolla e Marcelo Evelin. Ainda, na mesma ocasião, será lançado o III Caderno do ENARTCi 10 anos, como um material que celebrará não só o sucesso, mas essencialmente as experimentações dos fracassos nesses 10 anos, por entender que elas foram mesmo as responsáveis por nos desestabilizar, perturbar e gerar as crises necessárias para nos mudar de direção e demarcar inaugurações nos caminhos dessa nossa história.

Nesses 10 anos comemoraremos as crises e faremos delas o assunto celebratório, buscando nelas a energia para resistir.

Wenderson Godoi
Curador e diretor artístico do ENARTCi