Crise para guerrilhar


Contra a crise, cuidado de si. Para o outro, eu (solo). Para os sem terra, comida. O que assemelha este estado de ser, fazer dança e estar em Ipatinga ou qualquer outra cidade e lugar de resistência cultural? 

Depois de 10 anos e tanto calor de história dessa tal dança ipatinguense, com mais ou menos recurso, parece fazer tanto sentido dançar uma voz autoral, singular, própria. Para isso, quatro artistas do Hibridus - Maria Cloenes, Luciano Botelho, Rosângela Sulidade e Wenderson Godoi - compartilham uma curadoria com Nirvana Marinho para desenhar o ENARTCi - Encontro de dança contemporânea de Ipatinga, 10 anos, Lugar de Encontrar o Outro.

Daqui se pauta o momento de crise entre realizar cultura e ser artista, situação comum a muitos de nós e característica de um grupo de artistas mineiros rodeados pelo aço e resistentes no ato de permanecer na cidade. Por isso, torna-se tão fundamental o “cuidado de si”, postulado de Foucault que atende para a necessidade e vontade de “conhecer a si mesmo”, para a ideia de cuidar de si mesmo, ocupar-se consigo mesmo, percepção tão real para tantos 10 anos de prática sócio-cultural do grupo de artistas mineiros que, ao tratar o encontro como manifestação artística, abrem um campo de atuação tão política que é estar com o outro, para o outro, diante do outro. Então agora, solos de cada um. Falar de impossibilidade, de potência, de si mesmo como forma ética de querer estar à mesa com o outro.

Assim nasceu o ENARTCi 2012: encontros pautados pela fome de estar em cena diante de questões como a crise, a guerilha, este tal “cuidado de si”. Tomar café junto, pratos mineiros, questões guiadas por procedimentos de criação e invenção fazem desta curadoria uma programação do encontro, como tem sido ao longo desses anos.

Agora, com a intensidade da guerilha, estar junto é uma atitude política. Permanecer em Ipatinga e conduzir o encontro por esses tantos 10 anos, também. 

E é nesse calor que te convidamos a estar conosco, comendo questões 
para atravessar o estado de celebração em uma manifestação eminentemente artística, como somos ao dançar.

v. 1 Nirvana Marinho, 13 set 2012